por Fabricio Vieira, facilitador de aprendizagem e fundador da Casa Movere
Enquanto você lê esse artigo, está dividindo a atenção com aquele relatório para terminar. Opa, alguém chamou no WhatsApp, passagens aéreas em promoção. Meu Deus, a formatura! Do filho, ou do sobrinho, do melhor amigo. Pode ser da escola infantil, do ensino fundamental, médio, graduação. Confraternização com os colegas da empresa, do futebol, do aerojazz, dos pais da escola. Tudo isso com tempero 2022: Copa de mundo. Em dezembro. Menos expediente, mais trabalho acumulado.
Calma. Se você não sair de férias, o recesso, aqueles dias entre o Natal e o Ano Novo, estão logo ali, bem pertinho de você. Nada mais merecido depois de tanta sobrecarga. Dias de relax. Se você vai trabalhar, com certeza, o ritmo será desacelerado. A cidade quieta… Hora de descansar. Esse verbo tão desvalorizado em uma sociedade que sussurra o tempo todo que você tem que “vencer”, portanto, descansar é para os fracos. Será?
O Brasil é um dos maiores consumidores de ansiolíticos tarja preta do mundo. Pessoas não conseguem dormir. Ato que deveria ser tão natural quanto comer, beber, ir ao banheiro. Desligar-se virou um desafio. A ansiedade, amiga da insônia, alerta o tempo todo que sua lista de tarefas para “vencer”, não está completa. É preciso estar em forma, bem-vestido, fazendo a última pós-graduação da moda, malhar, ser mais do que excelente no seu trabalho.
Não há como negar que vivemos momentos de instabilidade econômica, uma pandemia difícil de acabar, guerra na Ucrânia, mudança de governo e tudo isso nos coloca à prova de manter o equilíbrio. Mas sem respirar, refletir, contemplar, a resiliência perde para a ansiedade. Ao contrário do que ouvimos, para enfrentar tudo isso, o descanso é nossa maior fortaleza.
Simplifique. Se puder viajar, excelente. Se não, tem uma praça linda perto da sua casa. Um parque, talvez. Não importa o tamanho, deve ter um banco. Não? Leve aquela cadeirinha de praia. Deixe o celular na gaveta, coloque um chinelo. Escolha um daqueles 10 livros que você comprou, mas não teve tempo de ler. Respire. Leia um poema. Fale com um vizinho, dê um rolê, durma no sofá. Descanse. E serás um vencedor.
Fabricio Vieira é facilitador de aprendizagem, consultor de Recursos Humanos, coach certificado pela Escola de Coaches da EcoSocial e fundador da Casa Movere. Além de sua graduação em Tecnologia da Informação pela Universidade de Marília e de um MBA em Administração Estratégica de Empresas pela UNIBTA, atualmente, está cursando uma segunda graduação em Psicologia pela UNIP.