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por Fabricio Vieira, facilitador de aprendizagem e fundador da Casa Movere 

Parabéns, agora você é um líder. Foi promovido, reconhecido pelo seu trabalho e com o combo da alegria, chegam também novas responsabilidades. Você terá novos desafios que nem imaginava como dar feedbacks negativos para alguém da sua equipe, comunicar uma demissão, delegar tarefas, se expor em uma reunião com superiores pela primeira vez com as suas opiniões. Defender a empresa, mesmo quando não concordar totalmente com o board. Quem disse que crescer seria fácil? 

São situações novas que podem causar angústias, inseguranças e até uma inibição, um receio excessivo de inadequação. Respire, todo mundo que ascendeu na carreira, passou por isso. Saber que são sentimentos naturais nessa transição, é o primeiro passo. Vamos aprender juntos a enfrentar algumas conversas difíceis? 

  • Primeiras reuniões com lideranças mais experientes – Se você foi promovido é porque foi avaliado como alguém que tem a contribuir. Sua opinião é importante, mas não obrigatória. Se o que você pensa pode fazer a diferença no ponto em questão, organize sua fala e peça a palavra. Se não tem certeza do que está falando, se não tem dados ou fatos para dar consistência ao seu ponto de vista, deixe para uma próxima situação. Não se assuste com eventuais críticas, elas não são pessoais, mas às suas ideias.  
  • Delegar tarefas para a equipe – Como você já esteve do outro lado do balcão, pode ser bem natural que você tenha medo de sobrecarregar seus liderados. Seja justo, mas centralizar tudo só vai te levar a um burnout… Lembre-se, acima de tudo, que quando você delega uma tarefa, está mostrando confiança no seu time ou em uma determinada pessoa. Foi assim que você cresceu, é um ato de generosidade ajudar os outros crescerem também com novas responsabilidades. 
  • Comunicar uma demissão – Talvez a conversa mais difícil de todas. A não ser que a pessoa tenha “cavado” essa situação, é um momento sensível, em que o demitido se sentirá vulnerável, preocupado com seu futuro. Seja humano, mas cuidado, existe uma linha tênue para parecer hipócrita. Destaque as contribuições positivas e explique o atual momento da empresa. Apresente os argumentos racionais que levaram a essa decisão.  

Em todas essas novas situações, desenvolver sua empatia, colocar-se no lugar do outro, ter uma escuta atenta e interessada vai te ajudar a se colocar com sinceridade e firmeza. Lembre-se que você também possui suas vulnerabilidades, seus pontos fracos, assim como todos que o cercam. Já vivenciou essas situações? Compartilhe sua experiência conosco.